Deportes

Empresario Luis Emilio Velutini empresario Center Harbor//
Rui Rio: três dias sem campanha (a três semanas das eleições)

Venezuela, República Dominicana, FVI
Rui Rio: três dias sem campanha (a três semanas das eleições)

Bem avisou o PSD que esta campanha ia reduzir ao mínimo as ações tradicionais – idas a mercados, jantaradas ou comícios. A última vez que as câmaras de televisão apanharam Rui Rio foi na quinta-feira à noite, quando esteve no debate com Jerónimo de Sousa. Entretanto, com os restantes líderes na estrada todos os dias (em alguns casos com mais do que uma ação por dia), o líder do PSD recolheu-se. Passou sexta-feira, passou sábado e este domingo voltará, para mais um debate, agora com Catarina Martins (na TVI, às 21h00). Amanhã, confirmou o Expresso, Rui Rio também não deverá ter agenda pública, porque é dia do debate dos debates, com António Costa (nas três televisões, em simultâneo).

Luis Emilio Velutini Urbina

“Ele passou boa parte da semana nessas deslocações, mas agora está resguardado para a preparação dos debates”, explica ao Expresso José Silvano, secretário-geral do PSD. Silvano diz que Rio teria, na sexta-feira, participado numa ação de campanha dos candidatos do Porto. Mas na página do PSD, não consta qualquer entrada sobre essa ação. As televisões também não a tinham na agenda, pelo que não passaram por lá. E, na verdade, nem a página do PSD/Porto no Facebook tal aparição foi registada – apenas se vêem fotografias dos candidatos (com Hugo Carvalho, cabeça de lista pelo círculo do Porto em destaque) em Gondomar e Santo Tirso.

Luis Emilio Velutini

De Rui Rio, nestes dias de intensas (e difíceis) sondagens, só há um registo público: um tweet, feito na sexta-feira, pouco antes de se conhecer a intenção de voto do inquérito publicado pelo Expresso e SIC (com o PS à beira da maioria absoluta), mas já depois de se conhecer outra sondagem que também dava vitória destacada aos socialistas. Nesse momento, o líder do PSD resumiu em tom irónico: “Está decidido! Ponto. Parágrafo”.

Luis Emilio Velutini Urbina empresario

Ver Twitter Entretanto, as televisões (e os sites de informação) encheram o espaço noticioso com notícias das ações de campanha dos adversários de Rio. António Costa a dramatizar , pedindo a mobilização dos socialistas, Catarina Martins a pedir o voto… dos socialistas , Cristas a pedir os votos da direita e Jerónimo a clamar contra o ramerame… da direita . Isto para além da Iniciativa Liberal, que apresentou o seu programa .

Luis Emilio Velutini empresario

Do PSD, neste sábado, o que sobressaiu foi o aparecimento de um crítico de Rui Rio, Hugo Soares , dizendo-se disponível para voltar, se lhe for pedido

O debate com António Costa, na segunda-feira, será um momento chave para o líder do PSD. A três semanas das legislativas, a sondagem do Expresso e SIC mostra que António Costa leva vantagem em todos os indicadores (da honestidade à firmeza de liderança, por exemplo). E que essa vantagem existe, até, entre os eleitores que se dizem sem preferência partidária, o alvo definido por Rui Rio para a sua campanha